"- Há nele (num lápis) cinco qualidades que, se as conseguires manter , farão de ti uma pessoa sempre em paz com o mundo.
A primeira qualidade: tu podes fazer grandes coisas, mas nunca deves esquecer de que existe uma mão que guia os teus passos (...) e Ele deve sempre conduzir-te em direcção à sua vontade.
a segunda qualidade: de vez em quando, é preciso parar de escrever e usar o afia-lápis. Isso faz com que o lápis sofra um bocado mas deixa-o mais afiado. portanto aprende a suportar algumas dores, porque elas farão de ti uma pessoa melhor.
a terceira qualidade: o lápis permite sempre que usemos a borracha para apagar aquilo que está errado. Percebe que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente mau, mas importante para nos manter no caminho da justiça.
a quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou a sua forma exterior, mas o grafite que está dentro, portanto presta sempre atenção àquilo que acontece dentro de ti.
finalmente a quinta qualidade do lápis: ele deixa sempre uma marca. Da mesma maneira, compreende tudo o que tu fizeres na vida vai deixar traços, por isso tenta ser consciente de todas as tuas acções."
"ser como o rio que flui" Paulo Coelho
diz-se que é preciso sofrer para ser tornar mais forte, para aprender, diz-se que se pode corrigir os erros mas não podem ser corrigidos. apenas podem ser exemplo para não os tornar a cometer, porque depois de errar não se pode voltar atrás. não se pode simplesmente apagar e avançar, vai estar sempre na lembrança. aquilo que os outros pensam de nós é com eles, a nossa consciência é que tem que estar tranquila. sempre os nossos sentimentos primeiro, sempre a nossa consciência e a nossa atitude firme. e aquilo que somos é aquilo que vão ver em nós. portanto a nossa marca vai ser positiva se formos sinceros e honestos (mesmo connosco).